_10
Este projeto foi o mais inspirador para mim. Poder fazer esse projeto com pessoas que admiro profissionalmente, no mundo do design, que são meus amigos (Matheus, Theo e Guide) significou muito pra mim. São pessoas que sempre que estão juntos em trabalhos, são capazes de produzir algo sensacional, com muita criatividade, e que acabam me motivando pois quando olho para eles, parece que nunca sentem medo ou insegurança ao produzirem esses projetos fo**! Ver de perto isso me fez me sentir capaz de criar, sem medo do que os outros fossem pensar, e acho que isso é o que define esse projeto: liberdade criativa.
“10” foi desenvolvido em parceria com duas disciplinas (Antropologia Visual e Projeto V) em que deveríamos escolher uma minoria social e desenvolver um produto audiovisual para a disciplina de antropologia, enquanto para a disciplina de projeto, desenvolveríamos um produto digital. Dessa maneira, decidimos que iríamos trabalhar com Artistas Periféricos.
Mas por quê? Bom, a arte é uma das melhores maneiras de expressar nossos sentimentos, pensamentos, ideias, protestos, ou qualquer outro tipo de emoção. Além disso, ela não é sobre algo que é belo ou feio diante do julgamento social, não é arte só aquilo que é colocado em um museu. Arte é uma expressão visual dos seus sentimentos.
Nosso projeto coloca em evidência a arte e o artista, que originalmente não se encontravam em lugares de destaque dentro da sociedade. Queremos dar voz para esses artistas, pois eles merecem um reconhecimento maior e não conseguem atingí-lo por não possuírem visibilidade em seus trabalhos. Dessa maneira, queremos colocá-los em evidência.
Com o auxílio da Samsung, pretendemos projetar as obras desses artistas em lugares de destaque de São Paulo, como os pontos turísticos mais importantes da cidade, como por exemplo Farol Santander, Edifício Copan, Monumento das Bandeiras, entre outros. Dessa maneira, seríamos capazes de instigar a criatividade dentro de cada pessoa que entrar em contato com essas projeções. Para isso, contaremos com o auxílio de uma sala branca que serviria como uma grande tela, onde todos os visitantes poderiam criar algo, que mostrasse que eles fizeram parte do projeto e, de alguma maneira, contribuíram artisticamente.