_elevado no tempo
Este projeto significa muito para mim, por todo o reconhecimento que tivemos ao final dele, e pelo resultado que conseguimos alcançar com ele. Além disso, este projeto foi indicado para a Mostra Estudantil de 2023 da ESPM, o que me deixou extremamente orgulhosa por ter feito parte desse trabalho. O "Elevado no Tempo", ou ENT, consiste em um projeto de sinalização e aplicativo para a extensão do Minhocão (Elevado Presidente João Goulart), localizado no centro da cidade de São Paulo. Ele foi desenvolvido por mim, Bianca Telles, Ana Clara Henriques, Daniela Alves, Fernanda Tarandach e Mariana Chinarelli.
Após nos reunirmos e pensarmos em diversas opções, chegamos a conclusão do propósito do nosso projeto: o Minhocão faz parte do dia a dia de muitas pessoas, que vivem ou visitam a cidade de São Paulo, mas nem todo mundo sabe sua história. Dessa maneira, o projeto teria uma pertinência histórica e cultural. Tínhamos como objetivo contar a história do Minhocão, por meio dos moradores, os quais são os protagonistas e narradores das mudanças que ali aconteceram e continuam acontecendo.
Para que o projeto fosse desenvolvido da melhor maneira possível, fizemos algumas visitas ao Minhocão, acompanhadas do professor e orientador Daniel Trench, medindo e fazendo as devidas anotações sobre possíveis estruturas de sinalização que fossem realmente visíveis para quem fosse ali, tanto moradores quanto turistas.
Após esse processo, passamos para a etapa de pesquisa, coleta de informações e depoimentos dos moradores e idealização dessa sinalização e como ela se comunicaria com o aplicativo a ser desenvolvido. Após diversos debates entre nós, definimos uma relação direta entre físico e digital, que seria o grande diferencial do projeto.
As sinalizações físicas serviriam para marcar os locais onde o usuário do aplicativo conseguiria visualizar as informações: a cada 25 metros teria uma informação. Ao todo seriam aproximadamente, 140 informações distribuídas ao longo de toda a extensão do Minhocão. Além disso, elas indicariam os anos respectivos de cada mudança ocorrida ali. Um não funciona sem o outro, e assim, enquanto cada pessoa vivencia da forma como quiser uma linha do tempo do Elevado no Minhocão, a interatividade estava garantida.
Explorando essa ideia, e com base nas pesquisas realizadas, definimos ícones a serem usados na sinalização e decidimos que cada década (1970,1980,1990, 2000, 2010 e 2020), em que há informações, possuiria a sua própria cor. Essas cores escolhidas a dedo embasaram toda a estética das ilustrações, que foram feitas pela incrível Ana Clara, caracterizando todo o projeto - desde as placas que ficariam nas entradas do Minhocão, até o aplicativo.
As ilustrações foram inspiradas em trabalhos do artista Patrick Caulfield, e foram feitas de forma a explorar fotografias reais, trazendo a subjetividade dos fatos históricos que estavam sendo contados pelos moradores.
O aplicativo foi prototipado, utilizando o Adobe XD, usando as ilustrações, ícones, vídeos de realidade aumentada, além de áudios e textos correspondentes aos depoimentos coletados.
Esse foi o projeto "Elevado no Tempo", contando um pouco da história de uma das maiores construções da cidade pelo ponto de vista daqueles que mais foram influenciados por ela.