_seraphine
Este projeto foi desenvolvido para a disciplina de Tipografia, durante o 4º semestre do curso de design da ESPM, sob orientação do professor Luciano Cardinali. Além disso, foi um projeto desenvolvido em duplas, a partir das informações sorteadas no jogo “type game” (nomeação feita pelo professor). Minha dupla foi a Michelli Chu, uma pessoa que não tinha interagido anteriormente na faculdade mas que acabei gostando bastante de trabalhar junto.
A tipografia Seraphine é um projeto o qual atendeu o desafio de se criar uma família tipográfica para o uso digital. A partir dos estudos anatômicos das letras, que foram esboçadas com uma pena chata nos primeiros rascunhos, devendo atender às suas características sorteadas. Após esses estudos manuais, a tipografia seria transformada em vetor, por meio do software fontlab, especializado na criação de fontes digitais.
display
serifada
hastes caligráficas
expandida
slab/ moderna
altura de “x” alta
romana
eixo suave
demi/semi Bold
bônus: acentuação (áàãüç)
contraste acentuado
Acredito que o maior desafio desse projeto era criar uma fonte do zero, totalmente livre, seguindo apenas as características sorteadas e que funcionasse ao juntar todas elas. Por ser sorteio as misturas das tipografias ficariam mais interessantes, mas ao mesmo tempo acho que mais difíceis por conta de serem muito diferentes algumas. Dessa maneira, surge uma insegurança se eu e minha dupla estávamos fazendo algo coerente e correto, além de se era uma tipografia esteticamente bonita, querendo ou não, acho que esse era um ponto que passava pela nossa cabeça. Mas no final, fiquei satisfeita com o resultado dela, tendo em vista que nunca havia feito uma tipografia, então fico feliz com a solução que eu e minha dupla encontramos para a fonte Seraphine.