_mytruck
Esse projeto é especial pra mim. Foi a primeira vez que não tive medo de criar algo e aceitei o resultado dele. Por ser no primeiro ano, eu tinha muito receio de tudo o que eu criava, um medo de não ser bom o suficiente, ou de não fazer sentido. Em parceria com a incubadora da USP-SP (CIETEC), tivemos que desenvolver a identidade visual de uma das empresas que fazem parte dela. Este foi um projeto construído em etapas individuais e em grupo.
Cada empresa ficava com um grupo de alunos, em que cada integrante do grupo desenvolveria a sua ideia para a empresa que lhes foi designada. Para o meu grupo, ficamos com a empresa “myTruck”, uma startup que tem como intuito conectar motoristas que realizam fretes e empresas do Brasil através de um aplicativo – sendo esse o principal produto da marca. Seus principais valores são conexão e segurança.
O logo da myTruck foi criado com a ideia de ultrapassar os dos concorrentes da empresa, que possuem um padrão em fazer símbolos relacionados ao transporte (caminhão). A ideia foi fazer um símbolo mais abstrato, que mantivesse a ideia dos pilares da empresa, que são: conexão, segurança e tecnologia.
Além disso, a ideia era fazer um símbolo que tivesse o caminhão, porém sem usá-lo de forma literal, buscando algo moderno e que remeta ao veículo. Ademais, a carroceria desconstruída em três partes simboliza os pilares da empresa. A cor verde foi escolhida, pois ela é moderna e chamativa, fugindo dos tons mais comuns que seus concorrentes utilizam. Além disso, ele foi mantido para sustentar a ideia dos clientes de fazer o símbolo ser marcante para quem o visse e também para alinhar a cor que era de sua preferência.
No logotipo, o cinza foi escolhido para auxiliar na ideia do símbolo ser marcante. A tipografia escolhida é arredondada e bold, pois passa a ideia de algo moderno e jovial.
Como mencionei anteriormente, esse projeto é especial para mim, pois o caminho criativo feito por mim foi o escolhido pela empresa, e isso significou muito para mim. Durante a criação do processo, eu senti muito medo e insegurança, pois era a primeira vez que eu idealizava algo para uma empresa, então eu sentia muita pressão, sentia medo do “fracasso”. No final, poder ver o meu caminho escolhido por eles fez aquele medo se esvair e pude valorizar mais o meu esforço, já que no final tive um reconhecimento por ele.